Bons Ventos

Vento forte e constante de certas regiões nordestinas, especialmente do Ceará. Vento vindo do mar para a terra que refresca o calor das tardes e noites no sertão. Bons ventos. Bonança. Estes são alguns dos significados atribuídos à palavra Aracati, ou aracatu, de origem tupi – Ara (tempo, claridade, relativo ao ar) + catu (bom, bonançoso). “Aracati” é a brisa que refresca os finais de tarde do interior do Ceará. Quando o aracati passa, as pessoas saem de suas casas e encontram-se nas ruas, atrás do frescor trazido pelo vento.

A crença na capacidade dos brasileiros de construir juntos um país melhor para todos fez surgir um outro aracati. Um aracati que, assim como a brisa que refresca o interior do Nordeste, é capaz de tirar as pessoas, em especial os jovens, de suas casas. Um aracati que é capaz de gerar movimentos de participação. Em suma, um aracati de mobilização social.

A Aracati – Agência de Mobilização Social nasceu em 1999, da fusão de duas outras organizações com a missão de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de participação juvenil no Brasil.

Projetos como Frutos do Brasil – Juventude em Debate, Gincana da Cidadania, o Movimento Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens, Caminhos e Trilhas, entre outros, foram exemplos de como a participação do jovem pode impactar positivamente no contexto social, político e econômico do país. Em sua trajetória, a Aracati formou jovens, educadores e organizações sociais. Essa experiência está reunida neste endereço redearacati.wordpress.com.

Anúncios