Jovens em Ação

img_logo_jovens_acaoCom o objetivo de formar jovens agentes de transformação social a Aracati desenvolveu, em parceria com a Ashoka, o projeto Jovens em Ação, que envolveu jovens de 4 cidades paulistas (São Paulo, Diadema, Araçoiaba da Serra e Atibaia).

Depois de elaborar um projeto social, por meio de oficinas educativas e com a ajuda de um instrumento pedagógico, os jovens iniciaram a implementação de suas atividades na comunidade. Ao mesmo tempo em que acontecia a formação dos jovens, 10 educadores viveram um processo de formação através de oficinas e encontros para a troca e produção de conhecimento.

O projeto Jovens em Ação foi realizado em 2004, em parceria com 4 organizações lideradas por fellows da Ashoka, cada uma atuando num município: Curumim, Gotas de Flor com o Amor, Espaço Cultural Beija-Flor e Lua Nova.

A atuação dos jovens que participaram do projeto

O projeto do grupo Jovem N´ação promoveu um encontro de gerações no bairro do Brooklin, na zona sul da cidade de São Paulo. Para valorizar a terceira idade, os jovens registraram e divulgaram histórias contadas por idosos moradores do bairro.

O grupo Gritos Urbanos, de Diadema (SP), continua até hoje organizando oficinas e eventos como espaços de debate para que as pessoas da comunidade possam “falar sem medo de represália”, como explica a jovem participante do projeto, Djalma Santos.

Em Atibaia, os Incentivadores da Consciência Jovem conseguiram o apoio da prefeitura e implantaram um centro de juventude na cidade.

Em Araçoiaba da Serra, as jovens mães adolescentes que participaram do projeto decidiram aproveitar a oportunidade do Jovens em Ação para a geração de renda, entregando pão caseiro na casa das pessoas da comunidade e fortalecendo uma iniciativa que elas já desenvolviam: a Lua Crescente Panificadora.

Jovens em Ação

[Material desenvolvido para o projeto]
Passo a passo para elaboração de projetos sociais (118 KB)
Carta de princípios (89,9 KB)
Caderno dos facilitadores (2,70 MB)
Caderno de jogos cooperativos (431 KB)
Maria: uma metodologia para debater a formação de jovens (121 KB)

[Organizações Parceiras]
Ashoka
Associação Lua Nova
Curumim
Espaço Cultural Beija-Flor
Gotas de Flor com Amor

Anúncios