Biblioteca

Participação Política de Adolescentes do Semi-Árido Brasileiro (697 KB)
O estudo, realizado em 2006 pela Agência de Notícias da Infância Matraca, analisa como os adolescentes do Semi-Árido se relacionam com a vida política. Ao todo, foram entrevistados 3.121 adolescentes dos 11 estados que compõem a região. Eles falam das formas de participação, da sua visão sobre politicas, políticos e eleições e mostram suas preocupações e prioridades. O estudo foi feito com o apoio do Unicef como uma das atividades do Selo Unicef Município Aprovado.

[Download]

Perfil da Juventude Brasileira (849 KB)
Realizada em 2003, pela Criterium Assessoria, em parceria com o Instituto Cidadania, o Sebrae e o Instituto de Hospitalidade, a pesquisa completa é composta de mais de 600 tabelas e quase 2000 cruzamentos que fornecem o mais fiel retrato da juventude já elaborado até hoje. Seus dados servirão para subsidiar a construção de propostas de políticas públicas de juventude.

[Download]

Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas (1,85 MB)
Relatório final de uma pesquisa realizada em 2005 pelo Ibase e pelo Instituto Pólis que ouviu a opinião de jovens de sete regiões metropolitanas sobre os limites e possibilidades da sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias.

[Download]

Diálogo nacional para uma política pública de juventude (330 KB)
Síntese de informações da pesquisa realizada em 2005 pelo Ibase e pelo instituto Pólis (relatório completo e detalhado no link acima). O documento também traz uma série de propostas de políticas públicas para a juventude, elaboradas a partir de pesquisa nacional, e as principais preocupações dos jovens em áreas como educação, cultura, trabalho e participação.

[Download]

A Democracia na América Latina: rumo a uma democracia de cidadãos e cidadãs (2,98 MB)
O relatório produzido em 2004 pelo PNUD baseia-se em pesquisas de opinião com cerca de 19 mil cidadãos em 18 países da América Latina e em entrevistas com 231 líderes regionais.

[Download]

Mapa da Juventude de São Paulo (479 KB)
Mapeamento de grupos juvenis na cidade de São Paulo. Realizado em 2003 pela prefeitura.

[Download]

Relatório “A Mídia dos Jovens” (2,56 MB)
Levantamento realizado pela ANDI e pelo Instituto Votorantim sobre a quantidade e a qualidade das reportagens publicadas nos veículos da chamada “mídia jovem”.

[Download]

Jovens e Trabalho no Brasil – Desigualdades e Desafios para as Políticas Públicas

A pesquisa apresenta a situação do jovem frente ao trabalho: em que momento eles buscam trabalho, quem são os jovens desempregados e como eles combinam atividade profissional e estudo. O trabalho foi realizado em parceria com a Ação Educativa e teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2006).

[Download]

Censo GIFE Juventude

O investimento social privado em juventude foi tema de um mapeamento específico no levantamento anual realizado pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) entre os seus associados. A pesquisa mostrou que cerca de 77% dos principais investidores socais do país investem em juventude.

Censo GIFE 2008 [Download]

Censo GIFE Juventude 2008 [Download]

Almanaque da Juventude

Produzido pela Ação Educativa, uma organização social com sede em São Paulo, o Almanaque da Juventude é o resultado da coleta de expectativas, necessidades e desejos dos jovens sobre o mundo do trabalho, realizada em seminários e oficinas conduzidos em várias cidades do Brasil. A publicação reúne indagações e propostas dos jovens e das pessoas que os apóiam, com informações úteis sobre programas de crédito, capacitação, emprego e geração de renda, além de relatos de experiências, letras de músicas, pensamentos e curiosidades sobre o mundo do trabalho.

[Download]

Guia de Oportunidades

Voltado para jovens que desejam entrar no mundo do trabalho, o Guia de Oportunidades traz dicas e informações sobre como funciona o mercado de trabalho, como se comportar em entrevistas de seleção, como escolher uma profissão, elaborar um currículo e buscar oportunidades para ingressar no mundo do trabalho. A publicação foi elaborada por voluntários e possui versões direcionadas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife.

[Download]

Juventude: tempo presente ou tempo futuro?

Devemos encarar os jovens apenas como agentes do futuro, ou pensar neles como uma população no tempo presente, com necessidades próprias e imediatas? Esse é o principal questionamento do livro, que fornece um panorama do que se está falando sobre políticas públicas para a juventude, no Brasil e no mundo.

[Download]

Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que 70% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não têm um nível de educação adequado para conseguir um trabalho bem remunerado.

[Download]

Trabalho Decente e Juventude no Brasil

Estudo inédito da OIT mostra dificuldades dos jovens entre 15 e 24 anos no mercado de trabalho.

[Download]

IPEA – Renda do trabalho cresce, mas não supera ganhos de propriedade

Economia real e setor público garantem 85,1% do rendimento dos ocupados, que não chega à metade do PIB brasileiro.

[Download]

IPEA – Retratos da desigualdade 2008

[Download]

Anúncios