Participação Política de Adolescentes do Semi-Árido Brasileiro (697 KB)
O estudo, realizado em 2006 pela Agência de Notícias da Infância Matraca, analisa como os adolescentes do Semi-Árido se relacionam com a vida política. Ao todo, foram entrevistados 3.121 adolescentes dos 11 estados que compõem a região. Eles falam das formas de participação, da sua visão sobre politicas, políticos e eleições e mostram suas preocupações e prioridades. O estudo foi feito com o apoio do Unicef como uma das atividades do Selo Unicef Município Aprovado.
Perfil da Juventude Brasileira (849 KB)
Realizada em 2003, pela Criterium Assessoria, em parceria com o Instituto Cidadania, o Sebrae e o Instituto de Hospitalidade, a pesquisa completa é composta de mais de 600 tabelas e quase 2000 cruzamentos que fornecem o mais fiel retrato da juventude já elaborado até hoje. Seus dados servirão para subsidiar a construção de propostas de políticas públicas de juventude.
Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas (1,85 MB)
Relatório final de uma pesquisa realizada em 2005 pelo Ibase e pelo Instituto Pólis que ouviu a opinião de jovens de sete regiões metropolitanas sobre os limites e possibilidades da sua participação em atividades políticas, sociais e comunitárias.
Diálogo nacional para uma política pública de juventude (330 KB)
Síntese de informações da pesquisa realizada em 2005 pelo Ibase e pelo instituto Pólis (relatório completo e detalhado no link acima). O documento também traz uma série de propostas de políticas públicas para a juventude, elaboradas a partir de pesquisa nacional, e as principais preocupações dos jovens em áreas como educação, cultura, trabalho e participação.
A Democracia na América Latina: rumo a uma democracia de cidadãos e cidadãs (2,98 MB)
O relatório produzido em 2004 pelo PNUD baseia-se em pesquisas de opinião com cerca de 19 mil cidadãos em 18 países da América Latina e em entrevistas com 231 líderes regionais.
Mapa da Juventude de São Paulo (479 KB)
Mapeamento de grupos juvenis na cidade de São Paulo. Realizado em 2003 pela prefeitura.
Relatório “A Mídia dos Jovens” (2,56 MB)
Levantamento realizado pela ANDI e pelo Instituto Votorantim sobre a quantidade e a qualidade das reportagens publicadas nos veículos da chamada “mídia jovem”.
Jovens e Trabalho no Brasil – Desigualdades e Desafios para as Políticas Públicas
A pesquisa apresenta a situação do jovem frente ao trabalho: em que momento eles buscam trabalho, quem são os jovens desempregados e como eles combinam atividade profissional e estudo. O trabalho foi realizado em parceria com a Ação Educativa e teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2006).
Censo GIFE Juventude
O investimento social privado em juventude foi tema de um mapeamento específico no levantamento anual realizado pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) entre os seus associados. A pesquisa mostrou que cerca de 77% dos principais investidores socais do país investem em juventude.
Censo GIFE Juventude 2008 [Download]
Almanaque da Juventude
Produzido pela Ação Educativa, uma organização social com sede em São Paulo, o Almanaque da Juventude é o resultado da coleta de expectativas, necessidades e desejos dos jovens sobre o mundo do trabalho, realizada em seminários e oficinas conduzidos em várias cidades do Brasil. A publicação reúne indagações e propostas dos jovens e das pessoas que os apóiam, com informações úteis sobre programas de crédito, capacitação, emprego e geração de renda, além de relatos de experiências, letras de músicas, pensamentos e curiosidades sobre o mundo do trabalho.
Guia de Oportunidades
Voltado para jovens que desejam entrar no mundo do trabalho, o Guia de Oportunidades traz dicas e informações sobre como funciona o mercado de trabalho, como se comportar em entrevistas de seleção, como escolher uma profissão, elaborar um currículo e buscar oportunidades para ingressar no mundo do trabalho. A publicação foi elaborada por voluntários e possui versões direcionadas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife.
Juventude: tempo presente ou tempo futuro?
Devemos encarar os jovens apenas como agentes do futuro, ou pensar neles como uma população no tempo presente, com necessidades próprias e imediatas? Esse é o principal questionamento do livro, que fornece um panorama do que se está falando sobre políticas públicas para a juventude, no Brasil e no mundo.
Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que 70% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não têm um nível de educação adequado para conseguir um trabalho bem remunerado.
Trabalho Decente e Juventude no Brasil
Estudo inédito da OIT mostra dificuldades dos jovens entre 15 e 24 anos no mercado de trabalho.
IPEA – Renda do trabalho cresce, mas não supera ganhos de propriedade
Economia real e setor público garantem 85,1% do rendimento dos ocupados, que não chega à metade do PIB brasileiro.
IPEA – Retratos da desigualdade 2008